4 de outubro de 2010

Comentário do conto A Partida, de Osman Lins

Osman Lins nasceu a 5 de julho de 1924, em Vitória de Santo Antão (PE) e faleceu. em 1978, vitimado por um câncer.

O conto "A Partida" está inserido no livro "Os Gestos". Sua temática gravita em torno do conflito vivido por um adolescente em sua relação com a avó que o criou. Assim, de um lado, está a avó cheia de cuidados e de preocupações; enquanto do outro lado, posiciona-se o neto ávido para libertar-se da sua tutela e partir para uma outra cidade em busca de sua autonomia e independência.

O autor apresenta uma abordagem predominantemente lírica da tragédia que ronda a condição humana, observável na forma como expõe os sentimentos das personagens e como revela os meandros conflituosos dos relacionamentos afetivos.

A pródiga utilização do monólogo interior, a partir do qual o narrador realiza a análise psicológica dos personagens, devassa seus fluxos de consciência, aponta os seus gestos, principalmente os mais complexos e obscuros, todos plenos de significado e sentimento, bem situados no quadro específico da impotência de cada um, quando confrontado com as complicadas situações que a vida propõe.

Sob o jugo das pressões oriundas da pobreza e da descrença em um futuro melhor no limitado e atrasado contexto da cidadezinha interiorana, o jovem personagem angustia-se e sofre por desejar partir, deixando sozinha a sua avó, ao mesmo tempo em que devaneia com as maravilhas que encontrará na cidade grande.

A ansiedade para partir e a saudade antecipada geram uma atmosfera angustiante, pesada e tensa em torno do neto e sua avó, notadamente nos momentos que antecedem a partida do jovem, quando este se esquiva de qualquer manifestação afetiva com a avó, motivado pelo receio de fraquejar em sua determinação de escapar à situação incômoda e sufocante que radica na exagerada e opressiva vigilância, nos excessos de zelos da bondosa e rigorosa senhora.

Vale notar que os fatos são narrados pelo personagem principal, muito tempo depois da sua ocorrência, quando ele já atingira a idade adulta.

Fica claro que a intencionalidade do narrador não é apenas relatar um fato situado em sua juventude, mas, antes de tudo, revisá-los sob um outro prisma, propiciado pela visão do adulto experiente,já despojado dos arroubos e das aflições da adolescência.

Sua análise incide sobre os derradeiros momentos vividos com a avó. São os últimos olhares, as últimas palavras e os últimos gestos que antecederam sua partida que rememora, anos depois, revivendo as ações e os sentimentos, mesmo os mais obscuros que o assaltaram naquela última noite que passou na companhia da avó.

É justamente esta rememoração, feita no tempo presente de fatos vivenciados no passado, que revela o conflito interior vivido pelo personagem, na adolescência. Conflito que se instaura na revisão da sua relação tensa de neto jovem e rebelde, aparentemente insensível, com a emoção, a tristeza e a solicitude da avó.